sexta-feira, 15 de maio de 2009

Coisas importantes e significativas

Unidade 02 – HIPERTEXTO
As Linguagens da Internet
O hipertexto é diferente dos textos comuns pelas suas características e especificidades, ele vem de encontro ao crescimento tecnológico que diariamente nos surpreende com seus avanços. Num primeiro momento percebemos a grande diferença por reconfigurar o papel do autor e do leitor, mudando a idéia de posse e de autoria do texto e de ser submetido a avaliações e comentários. O hipertexto traz grandes benefícios aos pesquisadores pela autonomia que lhe atribui de ser o responsável pelo seu aprendizado independente do que é proposto pelo seu professor tornando-se colaborador do seu próprio processo de ensino aprendizagem.
Diante do hipertexto temos um leque muito grande de informações, dependendo apenas do interesse do pesquisador em clicar nos links para ver sons, imagens e muitas informações. O hipertexto vem de encontro ao conhecimento compartilhado dentre as diversas disciplinas mostrando a possibilidade do trabalho em conjunto, e ainda de fácil acesso, pela internet estar disponível na maioria das escolas.
Cito aqui Lina Morgado (1998), onde verifica duas vertentes entre os autores que abordam o tema. Há autores que o definem como um sistema de aprendizagem em que algum tipo de aprendizagem ocorre da utilização de um sistema de informação e autores que o definem como sistema de ensino, ligado a contextos formais e tarefas orientadas para objetivos.
Encontra, ainda, diferentes perspectivas: aprendizagem por descoberta em que, em uma rede de conhecimentos interligados, o usuário aprenderá explorando e descobrindo no espaço de informações, de modo incidental e pela experiência pessoal; aprendizagem associativa em que o usuário, informalmente, e por fatores motivacionais, realiza algum tipo de aprendizagem; aprendizagem implícita em oposição à aprendizagem explícita.
Há, porém, um certo consenso no sentido de que o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.

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