sábado, 16 de maio de 2009

Planejando atividades com hipertexto

Planejamos uma aula com ajuda do hipertexto
Trabalhando com a idéia de equações, do valor da incógnita.
O que o aluno da sexta série do ensino fundamental poderá aprender com esta aula.
•Associar o equilíbrio da balança (igualdade de quantidades) às equações; •Explorar as mudanças que ocorrem nas equações sem alterar a igualdade dos seus membros: acrescentar ou tirar números iguais aos dois membros; duplicar, triplicar; etc.; as quantidades nos dois membros; dividir as quantidades dos dois membros por 2, 3 etc.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nesta aula iremos explorar o fato de que tanto as equações do 1o grau quanto às balanças estão associadas ao equilíbrio ou igualdade de quantidades. É importante lembrar que para fazer a atividade, você deve acessar à atividade Resolvendo equações através da balança:
Resolvendo equações através da balança
Agora, com a atividade salva nos computadores do laboratório, levamos os alunos ao laboratório de informática e pedimos para acessarem a atividade Resolvendo Equações através da balança.
Atividade 1
Após acessarem a atividade Resolvendo equações através da balança, pedimos aos alunos para observarem como está a balança. Neste momento os alunos devem perceber que a balança está em equilíbrio, vide figura abaixo:


Agora, pedimos aos alunos para colocarem 6 tomates no primeiro prato da balança e pergunte o que aconteceu com a balança.(Eles devem perceber que a balança ficou desequilibrada).Perguntamos o que fazer para que ela volte a ficar equilibrada. Caso respondam que devem colocar 6 tomates no segundo prato da balança, peça que coloquem para verificarem o que acontece. Caso os alunos não saibam o que fazer para que a balança volte a ficar equilibrada, peça que coloquem tomates no segundo prato da balança até que ela fique em equilíbrio. (Os alunos devem perceber que a balança só entra em equilíbrio novamente quando 6 tomates são colocados no segundo prato).
Agora, propomos aos alunos que repitam a atividade com 3, 4 e 7 tomates e que representem no caderno o que estão vendo na tela do computador.
Em seguida, proponha as seguintes questões aos alunos:
Como ficará a balança se colocarmos 3 tomates no 1º prato e 5 tomates no segundo? Que prato ficará na posição mais alta? Represente esta situação na balança. O que devemos fazer para que a balança fique em equilíbrio?
Em seguida, pedimos aos alunos para completarem a seguinte tabela:
Em seguida, proponha as seguintes questões aos alunos:
Como ficará a balança se colocarmos 3 tomates no 1º prato e 5 tomates no segundo? Que prato ficará na posição mais alta? Represente esta situação na balança.O que devemos fazer para que a balança fique em equilíbrio?
Em seguida, pedimos aos alunos para completarem a seguinte tabela:














Após o preenchimento da tabela acima, propomos as seguintes questões:
Uma balança tem 3 tomates no primeiro prato e 3 no segundo prato. O que acontecerá quando:-Retirarmos um tomate do primeiro prato?-Retirarmos 1 tomate de cada prato?-Acrescentarmos dois tomates ao segundo prato?-Acrescentarmos 2 tomates a cada prato?-Multiplicarmos por 3 os tomates do primeiro prato?- Multiplicarmos por 3 os tomates dos dois pratos ?
Lembramos aos alunos que para responder cada uma das questões acima os alunos devem partir da balança em estado de equilíbrio. Além disto, sugerimos que os alunos verifiquem se suas respostas estão corretas representando cada situação no recurso digital.

Avaliamos a participação dos alunos e os registros escritos para perceber se os alunos identificaram a igualdade nos dois lados da balança, bem como o equilíbrio e desequilíbrio da balança. Propomos as seguintes questões gerais: - O que acontecerá quando retirarmos ou acrescentarmos certa quantidade de tomates a apenas um prato da balança? E quando retirarmos ou acrescentarmos quantidades iguais de tomates aos dois pratos da balança, o que acontecerá? -O que acontecerá quando duplicarmos ou triplicarmos certa quantidade de tomates de apenas um prato da balança? E quando duplicarmos ou triplicarmos quantidades iguais de tomates aos dois pratos da balança, o que acontecerá? Por fim, proponha que os alunos fizessem uma avaliação da aula, colocando pontos positivos e nagativos.

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