sábado, 27 de junho de 2009

Compartilhando Experiências

A utilização da televisão e do vídeo , fazendo parte de práticas pedagógicas.Vais ver e assistir qual o papel do professor no desenvolvimento de uma nova prática de construção do saber, uma vez que o professor queira uma escola comprometida com o seu tempo, deve o professor deixar de trabalhar para o fomento de práticas escolares baseadas na memorização, sobretudo. Deve ser ele o mediador de um processo que leve o aluno ao uso pleno de sua capacidade criativa. Assim, então, deixará o professor de ser mero repassador de informações.
Veja agora um pequeno audiovisual onde são mencionadas diversas necessidades que devem ser atendidas para a elaboração de um vídeo educacional. O clip se chama: Os vídeos do curso teve na escola e os desafios de hoje.

Neste proximo Clip “TV na Escola e Os Desafios de Hoje”, você poderá ter idéia de como utilizar a televisão na sala de aula.
A professora Maria Helena Antunes, da USP, fala que a linguagem audiovisual do vídeo educativo tem que estar ligada a uma discussão sobre a temática que o professor está trabalhando na sala de aula.
A professora Lucília Helena Garcez, da UnB, fala que o conhecimento advém da interação triangular entre o professor como mediador, o vídeo educativo como objeto de estudo e os alunos.
O jornalista Marcelo Tas comenta o fato de se poder dar noções de Física através de vídeos lúdicos, como por exemplo: o Super-homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário