Entendo que currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor. Lembro aqui Pedro Demo quando diz que o professor antes de ser professor tem que conhecer as tecnologias.
Pensando o currículo também como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas.
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Olá, Tudo bem?!
ResponderExcluirEstava passeando por estes campos néticos quando me deparei com seu post percebi que valeria a pena parar e ler. Obrigada por contribuir com a conceituação de um termo que muitas vezes é ignorado em nosso meio.
Fraterno abraço,
Daiane Felix
daianefelixdfs@gmail.com
Olá!
ResponderExcluirEstive por aqui lendo sobre sua visão de currículo. Estou no mesmo caminho.
Parabéns!